quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Solidão

Amigos, tenham todos um bom dia!

Hoje conversando sobre os sentimentos humanos com um amigo veio-me a sensação de que o mundo pensa que estar só é sinônimo de solidão. O perigo desse pensamento é o desespero e o afã de encontrar um companheiro ou companheira e dar um tiro no próprio pé.
Essa reflexão começou na semana passada, numa conversa informal em um salão de beleza. Uma manicure que separou-se do marido há apenas quatro meses disse não aguentar mais a solidão. A moça de apenas 22 anos, mãe de um bebê de um ano, acha que ficar sozinha após o término de um casamento de três anos é o fim do mundo.
Nesse intervalo, ela já teve dois relacionamentos meteóricos e se abala com o fim de cada um deles. O primeiro não tinha estrutura para assumir uma mulher com um filho. O segundo, era dependente de drogas e saía com outras mulheres. "É muito duro. Não aguento mais ficar sozinha", disse ela.
Já o meu amigo, se disse deseperado pela falta de uma mulher. O homem já está chamando urubu de meu louro. "Agora, todos os gatos são pardos", afirmou.
Por favor, me ajudem a analisar essa situação. Será que estamos valorizando as experiências vividas? Qual a chance de crescer e melhorar as nossas atitudes diante da vida se não paramos para refletir sobre o que acontece conosco?
É duro para todo mundo. Foi duro para mim e não será diferente para outras pessoas que experimente uma ruptura na vida. Mas precisamos de um tempo para reconstruir o que foi quebrado. E essa reconstrução precisa ser sólida para que possamos fazer diferente e encontrar a tão sonhada felicidade.
De fato, sentimos falta de um carinho, um afago, uma palavra doce, alguém para dividir nossos momentos. Mas eu acho que não vale a pena substituir a peça quebrada por outra mal colada. Eu quero e mereço alguém especial.

3 comentários:

Suely Sucitra disse...

"...oferecei-vos a Deus, como ressurretos dentre os mortos..." (Rm 6.13.)
Meu amigo vc pode confiar em um homem que morreu por vc. Pode está certo que ele não desfará nenheum plano que não deva ser defeito, e de que levará avante todos os que redundarão em glória de Deus e em seu maior bem. Você pode confiar nele papa guiá-lo no caminho que é realmente o melhor para vc. "A vida não é uma propriedade para ser "salva" do mundo, mas um investimento para ser usado em benefício do mundo"

Tania Mariano disse...

Para dar continuidade ao tema, estou postando aqui comentários feitos pelo amigo Aníbal Júnior, que com certeza tem muito a contribuir com a discussão proposta.
Como ele fez o seu comentário no Orkut, reproduzi o texto abaixo, para que todos possam ler e refletir.

"Para dar o pontapé inicial no debate aqui vai um belo poema do Vinícius de Moraes:

'A maior solidão é a do ser que não ama. A maior solidão é a dor do ser que se ausenta, que se defende, que se fecha, que se recusa a participar da vida humana.

A maior solidão é a do homem encerrado em si mesmo, no absoluto de si mesmo,
o que não dá a quem pede o que ele pode dar de amor, de amizade, de socorro.

O maior solitário é o que tem medo de amar, o que tem medo de ferir e ferir-se,
o ser casto da mulher, do amigo, do povo, do mundo. Esse queima como uma lâmpada triste, cujo reflexo entristece também tudo em torno. Ele é a angústia do mundo que o reflete. Ele é o que se recusa às verdadeiras fontes de emoção, as que são o patrimônio de todos, e, encerrado em seu duro privilégio, semeia pedras do alto de sua fria e desolada torre'."

Tania Mariano disse...

Olá Tânia,

Após a leitura do seu texto no blog e da minha mensagem no Orkut encontrei isso e quiz compartilhar contigo.

Visite a página abaixo citada. Nela há um texto e vários cometários em seguida de outras tantas pessoas e visões.



http://www.planetanews.com/news/2006/10382

Mais uma importante contribuição do amigo Aníbal Júnior.

"Espero que vc goste e dê seguimento ao tema, sempre provocante. Lembre-se vc é uma pessoa especial e de luz."